X Conferência Municipal de Assistência Social acontece em Monte Alegre

Na manhã desta quinta-feira (22), aconteceu no Serviço de Convivência dos Idosos a X Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”, o evento tem como objetivo debater as diretrizes dos serviços prestados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com a participação popular.

Inicialmente, a mesa foi composta e foram apresentados os membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O presidente do CMAS, Ricardo Ferreira, realizou a abertura do evento, com uma mensagem para os participantes. 

A Secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social Marília Maciel participou de maneira virtual da Conferência. “Mesmo não podendo participar, desejo um excelente dia de trabalho a todos. Os assuntos que serão debatidos hoje são de grande importância para a assistência social do município”, afirmou a gestora da pasta.

A representantes dos usuários do SUAS, a popular Érica Lima também deixou uma mensagem de boas-vindas para os participantes. Em seguida, o presidente da Câmara Municipal de Monte Alegre, o vereador Fagner Ferreira participou da abertura. “Esse é um espaço muito importante, no qual podemos ouvir direto da população o que pode ser melhorado nos serviços prestados pela Assistência Social”, afirmou.

A Secretária Adjunta Renata Lima prosseguiu com a cerimônia de abertura e, por último, o prefeito André Rodrigues deixou sua mensagem para os trabalhadores do SUAS e para os usuários. “Com esse debate, podemos conhecer as demandas da população e quais atitudes precisamos tomar para que o atendimento social prestado na cidade seja de excelência”, afirmou o gestor do município.

A solenidade contou com uma apresentação de crianças assistidas pelo SCFV de crianças e adolescentes, alusiva ao trabalho infantil. Dando prosseguimento ao encontro, a Secretária de Administração Cláudia Paiva realizou a leitura do Regimento Interno da X Conferência de Assistência Social, que foi aprovado por unanimidade pelos participantes presentes.

A programação da Conferência também contou com a participação da conferencista Gorete Gabriel Soares, que deu uma palestra sobre a temática do evento. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para debater as diretrizes do SUAS por eixo temático. Após a discussão, os grupos apresentaram suas ideias e sugestões, de acordo com os temas debatidos.

No final do evento, foram eleitos delegados do poder público e da população em geral para representar o município na conferência estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *