CULTURA | Foi realizada nesta quinta-feira (11), a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Monte Alegre. O evento, que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Osmundo Faria, reuniu diversos artistas montealegrenses para debater a democratização da cultura no município.
A programação do evento contou com apresentações culturais de dança e música, incluindo grupos como a Escola de Música do município, regida pelo maestro João Luiz, os grupo Estrela Matutina e Luar Alegre, o grupo municipal de dança, entre outros.
O Secretário de Cultura Bê do Sobrado comentou sobre a importância da realização das conferências municipais. "É com elas que garantimos o direito ao acesso à cultura, entre outras demandas. A primeira conferência tem um papel fundamental para que possamos iniciar o debate sobre essa temática", afirmou o gestor da pasta.
O prefeito André Rodrigues também falou sobre o evento. "A atual gestão tem se preocupado ainda mais com a cultura de nosso município. Criando a secretaria, a cultura ganhou vida", completou o chefe do executivo.
Discutindo a temática "Democracia e Direito à Cultura", o momento de debate foi dividido em 6 eixos e convidou toda a comunidade artística a refletir sobre a disseminação e valorização da cultura do município para seu povo.
Ao final, foram eleitos os representantes da sociedade civil que irão participar da etapa estadual da Conferência.
O evento contou também com a participação do representante do Ministério da Cultura Fábio Lima, que destacou a importância das políticas públicas voltadas para a área cultural.