CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#SAUDE 17/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS REALIZOU ENCONTRO COM GRUPO DE IDOSOS DO SCFV DO BAIRRO DAS FLORES

ASSISTÊNCIA SOCIAL SAÚDE | Na manhã desta quarta-feira (17), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou um encontro com o grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Bairro das Flores.

Na ocasião, os agentes comunitários de saúde Thayna Souza, Marli Gomes e Lionaldo Nunes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro da Esperança realizaram uma roda de conversa sobre saúde, bem-estar e alimentação saudável, seguida por exames de glicose e aferição da pressão arterial.

#SAUDE 15/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE DA SMS PARTICIPARAM DA I JORNADA POTIGUAR DE SBLM DE IMUNIZAÇÃO

SAÚDE | Nos dias 10 e 11 de abril, a Coordenadora de Epidemiologia Francisca Azevedo e os técnicos de enfermagem, Michelle Gonzaga e Pedro Augusto, da Central de Vacinas participaram da l Jornada Potiguar da SBIm de Imunizações, que aconteceu no município de Natal, na Escola de Governo.

O evento, teve o intuito de apresentar todas as atualizações no cenário nacional de imunização, bem como os avanços na elevação das coberturas vacinais no Brasil e no estado do Rio Grande do Norte. Destacou-se a transcendência da implantação do Microplanejamento no estado para esse progresso.

A jornada contou com presença de palestrantes ilustres, entre eles: Eder Gatti - Diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização, Mônica Levi - Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Flávia Bravo - Diretora da SBIm, Glaucia Vespa - Diretora Médica Regional para Vacinas da América Latina Zodiac, Akira Homma - Assessor Científico Sênior do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz (Biomanguinhos), técnicos do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/RN), Lyane Ramalho - Secretária Estadual de Saúde e técnicos da Secretaria de Saúde Pública (SESAP/RN).

#SAUDE 10/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF SOBRADO REALIZOU ENCONTRO COM GRUPO HIPERDIA

SAÚDE | Na manhã da segunda- feira (08), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Sobrado realizou seu encontro mensal com o grupo de Hiperdia na Unidade Básica de Saúde.

No momento, a enfermeira Patrícia Gonçalves explanou sobre a importância de manter hábitos alimentares saudáveis, bem como tomar as medicações certas e no horário correto, conforme prescrição médica para manter uma boa qualidade de vida.

A ação também contou com o apoio do educador físico, Jussier Targino, da equipe eMULTI explicando a notabilidade da prática regular de atividade física para ajudar no controle dos níveis pressóricos e na taxa da glicêmica.

#SAUDE 10/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF PROFESSOR GASPAR CUMPRIU AGENDA DO PSE

SAÚDE | Na manhã da quarta-feira (10), a equipe de Estratégia de Saúde Bucal Professor Gaspar cumpriu agenda do Programa Saúde na Escola (PSE) na Creche Municipal Professora Ana Nanete.

No momento, a cirurgiã dentista Dra. Gersyka Angélica explanou sobre a importância de uma higiene bucal adequada para prevenção de cáries, bem como realizou a escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor.

#SAUDE 02/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS BAIRRO DA ESPERANÇÃO REALIZOU SALA DE ESPERA ALUSIVA AO ABRIL AZUL

SAÚDE | Na manhã desta terça-feira (02), foi realizado na Unidade Básica de Saúde do Bairro da Esperança uma sala de espera alusiva ao Abril Azul.

No momento, os educadores físicos da equipe eMULTI Ellen Sosténes e Jussier Targino explanaram sobre a importância do diagnóstico precoce, sinais e tratamento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destacou-se também a notabilidade da inclusão e respeito dos autistas.

A palestra foi finalizada com distribuição de folders educativos e a participação dos usuários retirando as dúvidas.

#autismo #inclusão #respeito

#SAUDE 27/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF NOVO MONTE REALIZOU AÇÃO ALUSIVA AO MARÇO LÍLAS

SAÚDE | Na manhã desta quarta-feira (27), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Novo Monte realizou uma ação alusiva ao Março Lilás na unidade Básica de Saúde.

No Momento, a enfermeira Aleticya Abreu e a médica Dra. Raquel Buriti explanaram sobre a importância da Prevenção, Combate e Diagnóstico Precoce do Câncer do Colo do Útero, bem como destacaram seus sinais, sintomas e tratamento.

A ação foi finalizada com consulta médica e realização de testes rápidos de HIV e Sífilis.

#SAUDE 26/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CÂMARA DE VEREADORES REALIZOU SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

HOMENAGEM SAÚDE | Na manhã desta segunda-feira (25), foi realizada uma sessão solene em homenagem aos profissionais da saúde na Câmara Municipal de Monte Alegre.

A proposição foi do vereador Rivanildo Barreto. Durante a solenidade os vereadores destacaram a importância dos servidores da saúde, enaltecendo o trabalho humanizado e de qualidade prestado aos munícipes.

A Secretária de Saúde Maria Emília, parte da equipe técnica, servidores do hospital, profissionais da atenção primária à saúde, equipe eMULTI e SAD foram homenageados na sessão.

#SAUDE 21/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE TÉCNICA DA SMS PARTICIPARAM DO SEMINÁRIO eMULTIs

SAÚDE | Na quarta-feira (20), parte dos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde participaram do Seminário Estadual das Equipes Multidisciplinares (eMULTIs), na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O evento, teve o intuito de apresentar às potencialidades e desafios dos serviços ofertados pelas equipes eMULTIs, bem como ressaltar os benefícios para Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios que já realizaram a adesão.

Os palestrantes explanaram sobre a transcendência da adesão ao programa, destacando as ferramentas de trabalho e os avanços do serviço. Na ocasião, também foi explicado sobre as ações prioritárias das equipes eMULTIs na APS e seus indicadores.

Os municípios compartilharam suas experiências exitosas e suas angústias nas dificuldades encontradas no dia a dia, e parte do corpo técnico da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde elencaram soluções para melhoria dos serviços ofertados.

#SAUDE 19/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF LAGOA DO MATO REALIZOU SALA DE ESPERA NA UNIDADE

SAÚDE | Na tarde da última quarta-feira (13), as equipes de Estratégias de Saúde da Família Lagoa do Mato e Lagoa do Mato II realizaram uma Sala de Espera na Unidade Básica de Saúde.

No momento, as enfermeiras Jacqueline Soares e Patrícia Freire explanaram sobre a importância da Prevenção e Combate à Obesidade. Destacaram a transcendência da alimentação saudável e da prática regular da atividade física pra diminuir os agravos da obesidade.

A ação, foi finalizada com atendimento médico de Dra. Amanda Gonçalves.

#SAUDE 19/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF NOVO MONTE REALIZOU ENCONTRO MENSAL COM GRUPO HIPERDIA

SAÚDE | Na manhã desta terça-feira (19), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Novo Monte realizou seu encontro mensal com o Grupo de Hiperdia na Unidade Básica de Saúde.

No momento, a enfermeira Aleticya Abreu explicou a importância de manter hábitos alimentares saudáveis, bem como tomar as medicações nos horários conforme prescrição médica.

A ação, também contou com o apoio do educador físico, Ellen Sóstenes, da equipe eMULTI explanou a notabilidade da prática regular de atividade física no controle dos níveis pressóricos e na taxa de glicemia.

O encontro foi finalizado com retirada de dúvidas dos usuários presentes.

#SAUDE 14/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA CUMPRE AGENDA NA ESCOLA EVALDO GOMES

SAÚDE | Na tarde da quarta-feira (06), foi cumprido agenda do Programa Saúde na Escola (PSE) na Escola Municipal Evaldo Gomes.

No momento, os educadores físicos Waleska Oliveira e Ellen Sóstenes que trabalharam a importância da Cultura de Paz e da Atividade Física no cotidiano.

A ação, também contou com o apoio da Agente de Combate às Endemias Paula Beatriz explanando sobre a transcendência de Prevenir e Combater as Arbovirses.

#SAUDE 13/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS REALIOZU ENTREGA DOS FARDAMENTOS DOS CONDUTORES DE AMBULÂNCIAS

SAÚDE | A Prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (12) a entrega dos novos fardamentos dos condutores das ambulâncias do Hospital e Maternidade Dr. Lavoisier Maia.

Os novos fardamentos de identificação dos motoristas, foram entregues pela Secretária de Saúde Maria Emília Pinheiro e pela Diretora do Hospital Conceição Serafim.

#maissaúde #maistrabalho #gestãodecompromisso

#SAUDE 13/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF ESPERANÇA REALIZOU AÇÃO ALUSIVA AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

SAÚDE | Na manhã da última quarta-feira (06), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Esperança realizou uma ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Na oportunidade, o educador físico, Ellen Sóstenes, da equipe eMULTI explanou sobre a importância de manter hábitos alimentares saudáveis, realizar atividade física de forma regular para uma boa qualidade de vida. Destacou também à transcendência de cuidar da saúde da mulher, realizando preventivo anualmente.

#SAUDE 06/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF PROFESSOR GASPAR REALIZOU AÇÃO ALUSIVA AO MARÇO LÍLAS

SAÚDE | Na manhã desta quarta-feira (06), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Professor Gaspar realizou uma ação alusiva ao Março Lilás na Unidade Básica de Saúde (UBS).

No momento, a enfermeira Renata Berto explanou sobre a importância da Prevenção aos Cânceres do Colo do Útero e de Ovário, bem como os sinais, sintomas e tratamento. Na oportunidade, destacou-se a transcendência de realizar o exame citopatológico anualmente na UBS.

A ação, também contou com o apoio do agente comunitário de saúde José Nilton e do educador físico da equipe eMULTI Ellen Sóstenes, que enfatizaram a notabilidade de praticar atividade física regularmente para ter uma boa qualidade de vida.

O encontro, foi finalizado com atendimento médico e realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

#SAUDE 05/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS REALIZOU MAIS UM MUTIRÃO DE ORTOPEDIA

SAÚDE | No último sábado (02), a Secretaria Municipal de Saúde de Monte Alegre realizou mais um Mutirão de Ortopedia em Natal, com oferta do transporte para deslocamentos dos usuários.

No mutirão, 61 usuários foram atendidos pelo médico ortopedista, Dr. Ricardo Emanoel, no Instituto de Ortopedia de Natal (ION).

#SAUDE 05/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF SANTA LUZIA REALIZOU ENCONTRO COM GRUPO HIPERDIA

SAÚDE | Na manhã desta terça-feira (05), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Santa Luzia realizou seu encontro mensal com o Grupo de Hiperdia no Posto de Saúde de Timbaúba.

A ação, contou com o apoio do educador físico, Ellen Sóstenes, da equipe eMULTI explanado sobre a importância de manter hábitos alimentares saudáveis, realizar atividade física pelo menos três vezes na semana, bem como tomar as medicações conforme prescrição médica para manter os valores pressóricos normais e taxa de glicemia controlada.

#SAUDE 04/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF SOBRADO REALIZOU ENCONTRO COM GRUPO HIPERDIA

SAÚDE | Na última quinta-feira (29), a equipe de Estratégia de Saúde da Família do Sobrado realizou seu encontro mensal com o Grupo de Hiperdia na Unidade Básica de Saúde.

No momento, a enfermeira Patrícia Gonçalves falou sobre a importância de manter hábitos alimentares saudáveis e tomar as medicações conforme a prescrição médica para manter os valores pressóricos normais e a taxa de glicemia controlada.

A ação também contou o apoio do educador físico Ellen Sóstenes, da equipe eMULTI explicando a importância da prática regular de atividade física para uma boa qualidade de vida.

#SAUDE 29/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF PROFESSOR GASPAR REALIZOU AÇÃO NA UNIDADE

SAÚDE | Na manhã desta quinta-feira (29), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Professor Gaspar realizou uma ação na Unidade Básica de Saúde.

No momento, a enfermeira Renata Berto e os estagiários de medicina falaram sobre a importância das mulheres realizarem o exame citopatológico do colo uterino. Além disso, destacaram que o preventivo ajuda no diagnóstico precoce do Câncer do Colo do Útero, bem como no seu tratamento.

A ação também foi oportuna para demonstrar o passo a passo da coleta, conscientizar e estimular as mulheres para realizarem o exame anualmente.

A atividade também contou com a participação do agente comunitário de saúde José Nilton explicando a necessidade de uma alimentação saudável, associada a atividade física regular para uma boa qualidade de vida e saúde. Após as palestras foi realizado atendimento médico.

#SAUDE 23/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS DISPÕE DE DIVERSAS ESPECIALIDADES MÉDICAS E ALGUNS EXAMES

SAÚDE | A Secretaria Municipal de Saúde, dispõe em seu Centro de Saúde de diversas especialidades e de alguns exames, para fornecer aos munícipes um acompanhamento de saúde de qualidade.

Na última quarta-feira (21), foi realizado no Centro de Saúde os exames de Eletroencefalograma e Espirometria, pela enfermeira Francisca Telma. Estes exames são agendados no setor de Regulação Municipal, mediante a solicitação médica.

#SAUDE 22/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS REALIZOU MAIS UMA ENTREGA DE ÓRTESES E PRÓTESES

SAÚDE | A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Reabilitação Física, realizou na manhã desta quinta-feira (22) mais uma entrega de órteses e próteses.

A entrega de 01 (uma) cadeira social reclinável e 01 (uma) cadeira de banho adaptada, ambas para portador de paralisia cerebral. Vale destacar, que o Centro de Reabilitação Infantil (CRI) através do setor de órteses e próteses fornece os equipamentos necessários para o auxílio da reabilitação dos usuários, bem como para melhorar a sua qualidade de vida no dia a dia.

O fluxo para adesão de órteses e próteses é contínuo e realizado pelo Centro de Reabilitação Física do munícipio, que capta o usuário e encaminha para o CRI para avaliação e tirada de medidas, posteriormente o munícipio recebe o equipamento para entrega.

#SAUDE 20/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA E SECRETARIA DE SAÚDE ASSEGURA ACOMPANHAMENTO INTEGRAL

SAÚDE | A Prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Municipal, assegura um acompanhamento integral desde a entrada até a alta dos pacientes. O assistente social é o profissional que realiza visitas programadas à beira do leito, coletando depoimentos que orientam estratégias de atuação multiprofissional.

No Hospital e Maternidade Municipal Dr. Lavoisier Maia, a compreensão da história de cada paciente inicia no processo de admissão, abrangendo aspectos familiares e comunitários. Identificamos possíveis situações de violência, vulnerabilidade social ou violações de direitos nesse momento.

Fábio Marques, assistente social do hospital, destaca: "Ao identificarmos negligência ou violência, encaminhamos para a rede de apoio socioassistencial, garantindo que a pessoa tenha suporte ao receber alta hospitalar." Estamos comprometidos com o cuidado integral e a segurança de nossa comunidade.

#SAUDE 08/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AÇÃO ALUSIVA AO SAÚDE FOLIA

SAÚDE | Na manhã desta quinta-feira (08), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Professor Gaspar realizou uma ação alusiva ao Saúde Folia.

No momento, a enfermeira Renata Berto e os educadores físicos, Jussier Targino e Waleska Oliveira, da equipe eMulti explanaram sobre a importância da prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's).

Na oportunidade, foram distribuídos folders educativos e preservativos em frente a Unidade Básica de Saúde.

#SAUDE 07/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ATENDIMENTO DO MÉDICO GINECOLOGISTA E OBSTETRA

SAÚDE | A Secretaria Municipal de Saúde, oferta para população diversas especialidades médicas, dentre elas o atendimento do médico ginecologista e obstetra.

A consulta é realizada no Centro Clínico pelo médico especialista Dr. Valdir Peixoto, que além de atender as consultas de rotina em ginecologia e acompanhar as gestantes no pré-natal de alto risco, realiza o exame de colposcopia e faz a inserção do dispositivo intrauterino (DIU).

#maissaúde #maiscidadania

#SAUDE 07/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE FOLIA

Mais folia, mais saúde!

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar, nesta quinta-feira (08), uma blitz educativa de carnaval. A iniciativa visa conscientizar a população a curtir o momento de folia com responsabilidade e cuidado.

A ação acontece a partir das 15h30, em frente à Secretaria de Saúde.

#SAUDE 07/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A DENGUE NÃO ESCOLHE VÍTIMAS, MAS PODEMOS ESCOLHER NOS PROTEGER

Água parada e calor são elementos fundamentais para o desenvolvimento do Aedes aegypti e, nesse período, o mosquito encontra as condições ideias para sua reprodução.

Algumas medidas para evitar a disseminação da doença já são conhecidas e indispensáveis para conter o desenvolvimento do mosquito como:

Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;

Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

Limpar sempre as calhas dos canos;

Não jogar lixo em terrenos baldios;

Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

Manter baldes, caixas d'água e piscinas sempre tampados;

Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;

Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;

Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água.

#PrefMonteAlegre

#Saúde

#SAUDE 07/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AÇÃO NA SEDE DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE PELA EQUIPE eMULTI

SAÚDE | Na manhã da segunda-feira (05), a equipe eMulti realizou uma ação na sede da Vigilância em Saúde, voltada para à saúde do trabalhador com os profissionais da vigilância sanitária e das endemias.

No encontro, o psicólogo Cícero Ronnes explanou a transcendência de abordar os colegas com respeito e empatia para construir um ambiente de trabalho acolhedor, bem como efetivar relações saudáveis. Além disso, diminuir os impactos do adoecimento mental na atualidade e suas consequências.

O momento foi finalizado com uma técnica de relaxamento para os servidores, ministrada pelos educadores físicos Jussier Targino e Waleska Oliveira.

#SAUDE 06/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PEQUENAS CIRUGIAS

SAÚDE | A Secretaria Municipal de Saúde, realiza no município pequenas cirurgias no Hospital e Maternidade Dr. Lavoisier Maia com o médico Dr. Valdir Peixoto.

As cirurgias ambulatoriais são rápidas e com anestesia local, são menos invasivas e possuem um pós-operatório simples, sem grandes restrições. O agendamento é realizado no hospital e com a requisição médica.

#SAUDE 05/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TESTE DO PEZINHO

A triagem neonatal (teste do pezinho) tem a finalidade de diagnosticar precocemente algumas doenças que podem causar graves problemas ao recém-nascido se não forem tratadas em tempo hábil.

O período ideal para coleta é entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. Porém, a coleta realizada até o 28º dia também é considerada satisfatória. O exame é realizado por meio da obtenção de uma gota de sangue do pezinho do recém-nascido. As doenças identificadas são:

- FENILCETONÚRIA

- HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO

- ?DOENÇAS FALCIFORMES E OUTRAS HEMOGLOBINOPATIAS

- ?FIBROSE CÍSSTICA

- ?DEFICIÊNCIA DE BIOTINIDASE

- ?HIPERPLASIA ADRENAL CONGÊNITA

- ?TOXOPLASMOSE CONGÊNTA

Local : Secretária municipal de saúde

Segunda/Quarta-feira

Horário: 8h30 às 11h30

#SAUDE 05/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EXAME DE ULTRASSOM

SAÚDE | A Secretaria Municipal de Saúde, dispõe de um aparelho de ultrassonografia próprio e oferta à população diversos tipos de exame de ultrassom.

Nesta segunda-feira (05), o médico radiologista Dr. Thiago Lamartine, do Centro Clínico, realizou diversos exames de imagem, como por exemplo ultrassonografias abdominais, mamárias e obstétricas.

#maissaúde #maiscidadania

#SAUDE 24/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AÇÃO ALUSIVA AO JANEIRO BRANCO

SAÚDE | Na tarde da terça-feira (23), foi realizada uma ação na sala de espera do Hospital e Maternidade Dr. Lavoisier Maia alusiva ao Janeiro Branco.

O momento, contou com a participação da equipe do plantão que trabalhou a importância de cuidar da saúde mental e enfatizou a transcendência de criar estratégias de enfrentamento diante de algum sofrimento psíquico.

Na oportunidade, também foi mencionado aspectos cotidianos que prejudicam à saúde mental e que devem e podem ser evitados.

#SAUDE 24/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ENCONTRO MENSAL COM O GRUPO DE GESTANTES, NA UBS LAGOA DO MATO

SAÚDE | Na tarde da terça-feira (23), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Lagoa do Mato II realizou seu encontro mensal com o Grupo de Gestantes na Unidade Básica de Saúde.

No momento, a enfermeira Patrícia Freire e a médica Dra. Amanda Gonçalves explanaram sobre a importância de manter hábitos alimentares saudáveis durante a gestação, bem como após a gestação.

O encontro foi finalizado com atendimento compartilhado de Pré-natal entre a enfermeira e médica.

#SAUDE 12/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ENCONTRO MENSAL DA EQUIPE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PROFESSOR GASPAR COM O GRUPO DE HIPERDIA NA UBS

SAÚDE | Na manhã desta quinta-feira (11), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Professor Gaspar realizou seu encontro mensal com o Grupo de Hiperdia na Unidade Básica de Saúde.

O momento, contou com o apoio do coordenador, Ellen Sosténes, da equipe multiprofissional que trabalhou junto a cirurgiã dentista Dra. Gersyka Angélica a importância de manter hábitos alimentares saudáveis e realizar atividade física regulamente para manter os valores pressóricos e da glicemia normais.

O encontro foi finalizado com atendimento médico e retirada de dúvidas dos participantes.

#SAUDE 11/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NASCIMENTO DE MAIS UMA MONTEALEGRESE NO HOSPITAL E MATERNIDADE DR. LAVOISIER MAIA

SAÚDE | Na madrugada desta quinta-feira (11), no Hospital e Maternidade Dr. Lavoisier Maia, às 00h40, nasceu mais uma montealegrense de parto normal.

No parto a recém nascida e sua genitora foram assistidos pelo médico Dr. Osmany Garbey, a enfermeiro Fagner Ferreira e as técnicas de enfermagem Ivanilza Lopes e Mayra Siqueira.

A pequena montealegrense é residente do conjunto Novo Monte e veio ao mundo pesando 4,430 kg e medindo 50 cm de estatura. Além disso, a puérpera e a bebê seguem bem e aos cuidados da equipe.

#SAUDE 09/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TODOS JUNTOS NO COMBATE Á DENGUE

Juntos no Combate ao Mosquito!

Cidadãos conscientes, comunidades unidas: a batalha contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika é uma responsabilidade compartilhada! Precisamos da colaboração de todos para eliminar os criadouros e proteger nossa comunidade.

Evite água parada em pneus, garrafas, sucatas e outros locais propícios para a reprodução do mosquito.

Descarte o lixo de forma adequada, contribuindo para manter nossa cidade limpa e segura.

Mantenha as caixas d'água sempre tampadas, impedindo o acesso do mosquito aos locais de reprodução.

Receba bem os agentes de endemias e de saúde. Eles estão aqui para ajudar e orientar sobre medidas preventivas.

Faça a sua parte e ajude a construir uma comunidade mais saudável. Vamos unir esforços no combate ao mosquito e proteger a nossa saúde e a de todos que amamos.

#CombateAoMosquito #SaúdeEmPrimeiroLugar #TodosContraADengue

#SAUDE 05/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE JANEIRO BRANCO: QUEM CUIDA DA MENTE, CUIDA DA VIDA

Janeiro Branco é o mês da saúde mental, e a reflexão sobre o cuidado com a mente é essencial. Quem cuida da mente, cuida da vida.

Vamos juntos quebrar tabus, promover o diálogo e cultivar um ambiente de apoio emocional. A saúde mental importa!

#JaneiroBranco #CuidadoComAMente #SaúdeMental

#SAUDE 20/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS PROMOVEU MUTIRÃO NO INSTITUTO DE ORTOPEDIA

SAÚDE | Com um compromisso de melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde para a população, a Prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nos dias 15 e 16 de dezembro um mutirão no Instituto de Ortopedia, localizado em Igapó.

Durante os dois dias, uma equipe qualificada de profissionais foi responsável pelo atendimento dos usuários, visando proporcionar diagnósticos e tratamentos adequados para todos os pacientes atendidos.

Ao todo, 100 pacientes foram atendidos, reduzindo as filas de espera e garantindo que mais pessoas tenham acesso rápido e eficaz aos cuidados ortopédicos necessários. Os agendamentos foram realizados previamente nas Umidades Básicas de Saúde.

"Cada atendimento foi realizado com o máximo de cuidado, atenção e profissionalismo, refletindo o comprometimento da equipe e da administração municipal com a saúde e bem-estar da comunidade", afirmou a Secretária de Saúde Emília Pinheiro.

A realização deste mutirão reafirma o compromisso da Prefeitura de Monte Alegre em investir na saúde pública, buscando sempre novas formas de ampliar e melhorar os serviços oferecidos à população.

#SAUDE 05/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF QUIRAMBÚ REALIZOU AÇÃO ALUSIVA AO NOVEMBRO AZUL

SAÚDE | Na manhã da quinta-feira (30), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Quirambú realizou na Unidade Básica de Saúde uma ação alusiva ao Novembro Azul.

No momento, o médico Dr. Fernando Antunes e a enfermeira Rosane Targino explanaram sobre a importância do diagnóstico precoce, bem como orientaram quanto aos sinais, sintomas e tratamento do Câncer de Próstata.

Na oportunidade, a cirurgiã dentista Dra. Joyce Franco explanou sobre o Câncer de Boca, destacando seus sinais, sintomas e tratamento.

Durante a ação foram ofertados diversos serviços aos homens, como corte de cabelo, aferição de pressão arterial, medida de glicose, atendimento médico e odontológico, atualização da caderneta vacinal, sorteios de brindes e pix premiado.

#SAUDE 20/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MUTIRÃO DE GLAUCOMA 30 DE NOVEMBRO

SAÚDE | A Prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que vai realizar o mutirão de glaucoma no dia 30 de novembro, a partir das 8h da manhã.

A ação vai acontecer no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Alegre. As vagas são destinadas apenas aos usuários já cadastrados no programa, os quais devem procurar o setor de regulação, localizado na secretaria de saúde, para emitir a autorização do procedimento.

#SAUDE 17/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE DO HOSPITAL LAVOISIER REALIZOU AÇÃO DO NOVEMBRO AZUL NA SALA DE ESPERA

SAÚDE | Na manhã desta sexta-feira (17), foi realizada uma ação na sala de espera do Hospital e Maternidade Dr. Lavoisier Maia alusiva ao Novembro Azul.

O momento, contou com a participação da equipe de plantão que trabalhou a importância da prevenção ao Câncer de Próstata, destacando a transcendência do diagnóstico precoce, bem como seus sinais e sintomas e tratamento.

Na oportunidade, foi explicado a importância de fazer o toque a partir dos 40 anos e enfatizado a notabilidade de se cuidar.

#SAUDE 14/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REALIZOU ENTREGA DE ÓRTISES E PRÓTESES

SAÚDE | A Prefeitura de Monte Alegre realizou a entrega de órteses e próteses, na manhã desta terça-feira (14) no Centro de Reabilitação Física do município.

A entrega de bengalas, cadeira de roda adulto e muleta, foi realizada à seis pacientes, alguns representados por seus familiares. Vale destacar, que o Centro de Reabilitação Infantil (CRI) através do setor de órteses e próteses fornece os equipamentos necessários para o auxílio da reabilitação dos usuários, bem como para melhorar a sua qualidade de vida no dia a dia.

Durante o evento, a secretária municipal de saúde Emília Pinheiro ressaltou a importância desse benefício para ajudar no tratamento e locomoção desses pacientes.

O fluxo para adesão de órteses e próteses é contínuo e realizado pelo Centro de Reabilitação Física do munícipio, que capta o usuário e encaminha para o CRI para avaliação e tirada de medidas, posteriormente o munícipio recebe o equipamento para entrega. Dessa forma, próxima semana mais dois pacientes serão beneficiados com 02 cadeiras de rodas.

#SAUDE 25/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA ENTREGA NOVOS KITS DE TRABALHO PARA OS AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS

SAÚDE | Visando melhorar as condições de trabalho dos agentes de endemias do município, a Prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma entrega de kits de trabalho para os agentes de saúde e de endemias.

A entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), no auditório da sede do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Monte Alegre.

O kit inclui camisa polo, camisa de proteção, protetor labial e solar, chapéu de proteção, calça, botas e camiseta. "Nós estamos fazendo a nossa parte para que o trabalho de vocês continue sendo de excelência", afirmou o prefeito André Rodrigues, que esteve presente na entrega.

Estiveram presentes o vice-prefeito Toinho Ananias, a Secretária de Saúde Emília Pinheiro, os vereadores Kleber Maciel, Thalyta Rafael e Neto Ananias, além de parte da equipe técnica da pasta.

#SAUDE 23/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS REALIZOU NO ULTIMO SÁBADO DIA D DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

SAÚDE | A Secretaria Municipal de Saúde realizou, neste sábado (21), o dia D de vacinação antirrábica para cães e gatos no município.

A ação contou com diversos pontos de vacinação por todo o centro do município, visando intensificar a cobertura vacinal dos pets.

Foram vacinados cães e gatos a partir dos 3 meses de idade.

#SAUDE 18/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SÁBADO (21) DIA D VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

Sábado (21) é dia "D" de vacinação antirrábica para cães e gatos.

No próximo sábado (21), a Prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar o dia "D" de vacinação antirrábica para cães e gatos.

Procure o posto de vacinação mais próximo e proteja seu bichinho de estimação.

Os postos de vacinação na zona urbana funcionarão das 8h às 16h.

Localização:

Em frente a Unidade de Saúde do Bairro da Esperança;

Na Barrenta, em frente ao comércio de Pelé;

Em frente a igreja Matriz Nossa Senhora da Penha;

Na Praça Luiz Soldado (Rua Nova);

Em frente ao Estádio Municipal;

Próximo ao calçadão da Lagoa do Quirambu;

Na Cacimba (nas proximidades do Residencial Esperança);

No Alegreto próxima a igreja do Divino Pai Eterno.

A vacina será aplicada em cães e gatos a partir do 3º mês de vida.

Vale lembrar que a vacinação da zona rural continua sendo realizada casa a casa, de segunda a sexta-feira.

Movimento vacina + Monte Alegre.

Vacina é vida, proteja seu pet.

#SAUDE 18/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE DO HOSPITAL LAVOISIER MAIA REALIZOU AÇÃO ALUSIVA AO OUTUBRO ROSA

SAÚDE | Na manhã desta terça-feira (17), foi realizada na sala de espera do Hospital e Maternidade Dr. Lavoisier Maia uma ação alusiva ao Outubro Rosa.

O momento contou com a participação da equipe de plantão que trabalhou a importância da prevenção ao Câncer de Mama, destacando a transcendência do diagnóstico precoce, bem como seus sinais e sintomas e tratamento.

Na oportunidade, foi demonstrado como e quando realizar o autoexame das mamas e enfatizado a notabilidade de se cuidar.

#SAUDE 17/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF QUIRAMBÉ REALIZOU AÇÃO MULTIVACINAL NA IGREJA CASA DA BENÇÃO

SAÚDE | Na noite desta terça-feira (10), a equipe da Estratégia de Saúde da Família Quirambú realizou uma ação estratégica de Multivacinação na Igreja Casa da Benção.

No momento, foi utilizada a ferramenta do microplanejamento para as atividades de vacinação de alta qualidade, durante o encontro célula teens/kids, no município de Monte Alegre.

Na ação, foram aplicadas as vacinas do calendário de vacinação para atualização da situação vacinal de criança e adolescente e a vacina influenza.

#SAUDE 04/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MONTE ALEGRE AVANÇA NO RESULTADO DO INDICADOR SINTÉTICO DO APS

O Ministério da Saúde divulgou na segunda-feira (02) o resultado do 2º quadrimestre do Previne Brasil, referente aos indicadores da Atenção Primária à Saúde (APS) nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2023.

Monte Alegre avançou no resultado do Indicador Sintético Final (ISF) atingindo 9,79 e segue entre as melhores APS do Rio Grande do Norte.

O Programa Previne Brasil tem o intuito de monitorar por quadrimestre o acompanhamento das gestantes, hipertensos, diabéticos e mulheres em idade fértil.

#SAUDE 27/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CRAS REALIZOU ENCONTRO COM GRUPO DE MULHERES JOIAS PRECIOSAS E IDOSOS DO SCFV DO BAIRRO DAS FLORES

ASSISTÊNCIA SAÚDE | Na manhã desta quarta-feira (27), o Centro Referência de Assistência Social (CRAS) realizou encontro com o Grupo de Mulheres Joias Preciosas e o com os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Bairro das Flores.

Na ocasião o coordenador de Serviço Social da UEMA Fábio Marques, realizou uma palestra sobre a atribuição dos profissionais e o fluxo de funcionamento do hospital.

#SAUDE 21/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REALIZOU MAS UM DIA "D" VACINAÇÃO NO BAIRRO DA ESPERANÇA

DIA D DE VACINAÇÃO | A Prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o dia "d" de vacinação no Bairro da Esperança. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), em frente a unidade de saúde da localidade.

Na oportunidade, foram disponibilizadas todas as vacinas de rotina para atualização do calendário vacinal da população. Além disso, também foram aplicadas vacinas contra COVID-19 e influenza.

O ponto de vacinação também contou com a vacina antirrábica para cães e gatos a partir dos 3 meses de vida.

A ação teve como objetivo alcançar os moradores do Bairro da Esperança e bairros vizinhos, visando a atualização vacinal.

#montealegremaisvacina

#diaddevacinacão

#SAUDE 15/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE DO HOSPITAL Dr LAVOISIER MAIA REALIZOU AÇÃO ALUSIVA AO SETEMBRO AMARELO

SAÚDE | Na manhã desta quinta-feira (14), a equipe técnica do Hospital e Maternidade Dr. Lavoisier Maia realizou uma ação alusiva ao Setembro Amarelo.

Na ocasião, a enfermeira Raissa Juliana, a nutricionista Paula Ananias e o assistente social Fábio Marques explanaram sobre a importância da vida, alertaram sobre os altos índices de suicídio e destacaram a transcendência de ajudar o próximo que esteja passando por algum momento difícil.

#SAUDE 15/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF NOVO MONTE REALIZOU AGENDA DO PSE NO CENTRO EDUCACIONAL

SAÚDE | Na manhã desta sexta-feira (15), a equipe de Estratégia de Saúde da Família de Novo Monte cumpriu agenda do Programa Saúde na Escola (PSE) no Centro Educacional José Maria de Aguiar Filho.

No momento, a enfermeira Elaydy Cristina falou sobre a importância da higienização correta das mãos e destacou que ajuda na profilaxia da disseminação de algumas doenças.

A ação foi finalizada com uma dinâmica sobre a forma adequada da lavagem das mãos.

#SAUDE 11/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS NOVO MONTE REABRIRÁ NESTA TERÇA-FEIRA

A Prefeitura de Monte Alegre convida você para participar da reabertura da Unidade Básica de Saúde do Novo Monte.

A reabertura será amanhã (12), às 8h30, em frente ao Residencial Novo Monte. Você é o nosso convidado especial.

#SAUDE 28/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA

Proteja seus melhores amigos!

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2023 acontece até o dia 30 de setembro! Não deixe seu pet desprotegido. Vacine e garanta a saúde e segurança deles. Junte-se a nós nessa missão de prevenção contra a raiva!

A vacinação será realizada da seguinte forma: na zona urbana, será disponibilizado um posto de vacinação diariamente na sede da vigilância em saúde, localizada no conjunto Novo Horizonte, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Já na zona rural, a vacinação será realizada casa a casa, das 7h30 às 12h.

A vacina só pode ser aplicada em cães e gatos a partir dos 3 meses de idade.

Monte Alegre sem raiva. Vacine e proteja seu cão e gato.

#VacinaçãoAntirrábica

#ProteçãoParaPets

#caoegato

#raiva

#vacina

#campanha

#SAUDE 25/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ENFERMEIRO GERSON VARELA PARTICIPOU DO CONGRESSO NORDESTINO DE ENFERMAGEM DERMATOLÓGICA

SAÚDE | O enfermeiro Gerson Varela, do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e responsável técnico dos curativos domiciliares do município, participou do Congresso Nordestino de Enfermagem Dermatológica.

O evento ocorreu entre os dias 16 e 18 de agosto, no Praiamar Hotel em Natal/RN e teve como objetivo atualizar os profissionais no tratamento de lesões simples e complexas.

No Congresso, as mesas foram formadas por profissionais de grande referências na área dermatológica e em tratamentos de lesões. Além disso, no local também foram realizados seminários e oficinas para discussão com abordagens relevantes e atualizadas como: Panorama Atual no Brasil, Evolução do Ozônio, As Evidências dos Tratamentos de Lesões da Pele por Terapia Larval, Diagnósticos Diferencial das Úlceras de Pernas, Cuidados da Enfermagem em Estomaterapias, Enfermagem em Podiatria, Tratamento de Lesões por Laserterapia, entre outros.

Ademais, a programação também contou com cursos e stands para apresentação de amostras inovadoras de inúmeros tipos de coberturas utilizadas para tratamentos de lesões.

#SAUDE 19/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS REALIZOU PRESTAÇÃO DE CONTAS DO 1º QUADRIMESTRE

SAÚDE | Na manhã desta quinta-feira (17), foi realizada, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a audiência pública para apresentação do relatório das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde no 1° quadrimestre de 2023.

A audiência cumpre o disposto na Lei Complementar Nº 141, de 13 de janeiro de 2012 - Capítulo IV - Da Transparência e Visibilidade da Gestão da Saúde, estabelecendo normas de fiscalização e controle das despesas de saúde do município.

A Secretária de Saúde Emília Pinheiro, apresentou o relatório com as ações da saúde, dos números de atendimentos de especialistas, dos serviços ofertados para a população e prestou contas de todos os investimentos da pasta.

"É um momento importante para a população, pois relatamos tudo o que foi feito pela pasta nesse período", disse a gestora da saúde.

O assessor contábil Francistony Valentim apresentou a parte técnica da prestação de contas, detalhando todo o processo de execução.

Também estiveram presentes na audiência o prefeito André Rodrigues, o vice-prefeito Toinho Ananias, vereadores, secretários municipais e parte da equipe técnica da saúde.

#SAUDE 15/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS REALIZOU REUNIÃO COM TÉCNICOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ENDEMIAS

SAÚDE | Na tarde desta quinta-feira (10), foi realizada, na sede da Secretaria de Saúde, uma reunião com os técnicos da Vigilância em Saúde e Endemias e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) para planejamento estratégico da Campanha de Vacinação Antirrábica no município.

A campanha de vacinação antirrábica acontecerá de 14 de agosto à 30 de setembro, sendo o dia "D" de mobilização contra a Raiva no dia 30 de setembro.

No momento, também foram entregues alguns Equipamentos de Proteção Individuais (EPI's), bem como camisas e bonés para os ACE realizarem o trabalho identificados.

O encontro foi oportuno para a secretaria de saúde Emília Pinheiro enfatizar a importância da campanha de vacinação antirrábica, que acontece anualmente, e pedir o empenho dos ACE para vacinar o maior número possível de animais (cães e gatos), visando garantir a proteção da população, contra está doença que pode ser evitada, por meio do uso do imunobiológico.

#SAUDE 15/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE DO HOSPITAL LAVOISIER MAIA REALIZOU AÇÃO ALUSIVA AO AGOSTO LÍLAS NA SALA DE ESPERA

SAÚDE | Na manhã desta segunda-feira (14), parte da equipe do Hospital e Maternidade Dr. Lavoisier Maia realizou na Sala de Espera uma ação alusiva as Campanhas Agosto Lilás e Agosto Dourado.

No momento, o serviço social trabalhou a importância de combater a violência doméstica, bem como a necessidade de conscientizar a sociedade que as diversas formas de violência contra as mulheres devem acabar.

Na ação, a equipe de enfermagem e nutrição explanaram sobre a transcendência do aleitamento materno exclusivo nos 06 primeiros meses de vida e complementado até os 02 anos para um bom crescimento e desenvolvimento da criança, destacando a melhora também em seu sistema imunológico.

Vale salientar, que as ações serão trabalhadas durante toda semana na Unidade Mista de Saúde.

#SAUDE 15/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE eMULTI REALIZOU AÇÃO COM ADOLESCENTES DA ESCOLA IARANDI DE AGUIAR

SAÚDE | Na tarde da quinta-feira (10), a equipe eMULTI da Secretaria de Saúde realizou uma ação para adolescentes na Escola Municipal Prefeito Iarandi de Aguiar.

Na ocasião, a nutricionista Priscila Doudement, o psicólogo Cícero Ronnes e a enfermeira Suellen Cristina explanaram sobre a importância da Prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), destacaram que nas UBS dispõem testes rápidos de Hepatite B e C, Sífilis e HIV e distribuíram preservativos femininos e masculinos. Além disso, trabalharam a notabilidade de cuidar da Saúde Mental.

O momento também foi oportuno para explicar a transcendência de manter a caderneta de vacinação em dia e destacar que o município dispõe das seguintes vacinas para os adolescentes: HPV, Hepatite B, Meningite C, Meningite ACWY, Febre Amarela, DT, Influenza e COVID-19.

#SAUDE 06/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REALIZOU MUTIRÃO DE ULTRASSONOGRAFIAS

SAÚDE | Neste sábado (05), a Prefeitura Municipal de Monte Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um mutirão de ultrassonografias.

Na ocasião, mais de 60 usuários tiveram seu exame de imagem realizado pelo Dr. Thiago Lamartine.

A ação tem o objetivo de agilizar o diagnóstico e facilitar o tratamento das enfermidades.

#SAUDE 31/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA ADQUIRIU 12 NOVAS CAMAS HOSPITALARES

SAÚDE | Para garantir uma melhor acomodação e conforto a todos que procuram por atendimentos no Hospital Dr. Lavoisier Maia, a Prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria Municipal Saúde adquiriu 12 novas camas hospitalares. Os novos equipamentos foram recebidos na manhã desta quinta-feira (27).

"As novas camas trazem mais modernidade e mudam para melhor a realidade do nosso Hospital, pois vão possibilitar mais conforto e bem-estar aos pacientes e trarão também mais segurança e consequentemente, melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde", enfatizou Emília Pinheiro, secretária de Saúde.

#SAUDE 26/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF PROFESSOR GASPAR REALIZOU ENCONTRO COM GRUPO HIPERDIA

SAÚDE | Na manhã da terça-feira (25), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Professor Gaspar realizou seu encontro mensal com o Grupo de Hiperdia na Unidade Básica de Saúde (UBS).

Na oportunidade, a enfermeira Renata Berto e a médica Karla Jeane aproveitaram para trabalhar o Julho Amarelo e explicaram a importância da prevenção as Hepatites Virais, bem como seus sinais, sintomas, diagnóstico precoce e tratamento.

Além disso, foi destacada a notabilidade dos imunizantes contra as Hepatites A e B que estão disponíveis nas UBS.

Na ação, também foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, distribuição de fôlderes educativos e preservativos.

#SAUDE 17/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE FOI REALIZADO NO HOSPITAL LAVOISIER MAIA AÇÃO ALUSIVA AO JULHO AMARELO

SAÚDE | Na tarde desta sexta-feira (14), foi realizada, na sala de espera do Hospital e Maternidade Dr. Lavoisier Maia, uma ação alusiva ao Julho Amarelo.

No momento, o coordenador do serviço social Fábio Marques e a farmacêutica Allyana Angélica explanaram sobre a importância da prevenção e combate as Hepatites Virais, bem como seus sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento.

Na ocasião, também foi enfatizado que as Unidades Básicas de Saúde são porta aberta e dispõem de testes rápidos para Hepatites B e C e vacinas para Hepatites A e B.

#SAUDE 12/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS REALIZOU REUNIÃO COM OS PROFISSIONAIS DA APS

SAÚDE | Na tarde desta terça-feira (11), foi realizada uma reunião com os profissionais da enfermagem da Atenção Primária à Saúde (APS) para discutir o processo de trabalho e comemorar o Dia Nacional da Imunização. A ação aconteceu na Sala Multifuncional do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Participaram da reunião o prefeito André Rodrigues, o vice-prefeito Antônio Ananias e o vereador Neto Ananias que agradeceram o empenho dos profissionais da enfermagem para atingir os indicadores de vacina no município.

Vale destacar que recentemente Monte Alegre recebeu o Selo Amigo da Vacina por atingir a meta de 95% de vacinação das crianças menores de 5 anos contra a Poliomielite.

No encontro, a secretária de saúde Emília Pinheiro enfatizou a importância da promoção à saúde e prevenção das doenças, evidenciando a importância da vacinação neste contexto.

O momento foi oportuno para parte do corpo técnico da Secretaria de Saúde para apresentar como está a Cobertura Vacinal do município e os indicadores do Previne Brasil, bem como reciclar e tirar as dúvidas das enfermeiras e técnicos de enfermagem da APS.

O encontro foi finalizado com a distribuição de um mimo simbólico, um botton do Zé Gotinha para cada profissional da enfermagem, como forma de agradecimento pela dedicação e zelo ao trabalho de imunização do município.

#SAUDE 11/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMUNICADO IMPORTANTE!

Comunicado importante!

A Prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que o Mutirão de Glaucoma agendado para próxima quinta-feira 13 de julho será remarcado para uma nova data.

#SAUDE 13/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF BAIRRO DAS FLORES REALIZOU AÇÃO DA SALA DE ESPERA

SAÚDE | Na manhã da quarta-feira (07), a equipe de Estratégia de Saúde da Família do Bairro das Flores realizou duas ações na sala de espera da Unidade Básica de Saúde.

No primeiro momento, a enfermeira Érica Tatyane falou sobre a importância da coleta do exame Citopatológico do Colo Uterino para prevenção do Câncer do Colo do Útero.

Posteriormente, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) da equipe explicaram o funcionamento do trabalho diário do ACS, bem como a importância dele, destacando a formação do vínculo entre o usuário e a equipe de Estratégia de Saúde da Família.

#SAUDE 12/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS REALIZOU CAPACITAÇÃO SOBRE MANEJO SEGURO DE FERIDAS

SAÚDE | Na manhã desta segunda-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma capacitação sobre o Manejo e Gerenciamento Seguro de Feridas. A ação aconteceu na sala de reuniões do gabinete executivo.

Na oportunidade, o enfermeiro Gerson Varela, responsável técnico pelos curativos domiciliares e a enfermeira Talita Campos, consultora técnica da Essity explicaram e orientaram sobre a maneira correta de realizar e avaliar cada lesão, bem como a cobertura mais adequada para utilizar.

A capacitação foi voltada para os técnicos de enfermagem do Hospital e Maternidade Dr. Lavoisier Maia e teve como objetivo melhorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes.

Vale destacar que o município disponibiliza de um leque variado de coberturas de alto custo para curativos, e é de grande notabilidade a aplicação correta para uma boa evolução e cicatrização das feridas.

#SAUDE 06/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS PRORROGA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza foi prorrogada até o dia 20 de junho.

Você que faz parte de algum grupo prioritário, e que ainda não tomou a sua vacina, procure a unidade de saúde mais próxima para se vacinar e fique protegido do vírus da gripe.

Documentos necessários:

Documento de identificação com foto, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina.

Vacinas salvam vidas!

#SAUDE 26/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA NO RESIDENCIAL ESPERANÇA E AVALIAÇÃO DO PRAGRAMA BOLSA FAMILIA

Nesta terça-feira (30), tem vacinação contra Influenza e a avaliação do Programa Bolsa Família no Residencial Esperança.

Será realizada a aplicação da vacina Influenza para todos grupos prioritários da campanha, além das vacinas de rotina e a avaliação em saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família.

Documentos necessário:

- CPF;

- Cartão do SUS;

- Cartão de vacina;

- Cartão do programa.

Local: Tenda na Quadra de Esportes do Residencial Esperança;

Horário: 08h às 16h.

#SAUDE 25/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE DIVULGOU 1º QUADRIMESTRE DO PREVINE BRASIL

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (24), o resultado do 1º quadrimestre do Previne Brasil, referente aos indicadores da Atenção Primária à Saúde (APS) nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2023.

Monte Alegre avançou no resultado do Indicador Sintético Final (ISF), atingindo 9,66 e segue entre as 15 melhores APS do Rio Grande do Norte.

O Programa Previne Brasil tem o intuito de monitorar por quadrimestre o acompanhamento das gestantes, hipertensos, diabéticos e mulheres em idade fértil.

#SAUDE 25/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF PROFESSOR GASPAR CUMPRIU AGENDA DO PSE

SAÚDE | Na manhã desta quarta-feira (24), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Professor Gaspar cumpriu agenda do Programa Saúde na Escola (PSE) na Escola Municipal Aluísio Lamartine Paiva.

No momento, o agente comunitário de saúde José Nilton trabalhou em parceria com a Guarda Municipal a importância da prevenção à violência, bem como o respeito no âmbito escolar e fora dele.

O encontro foi finalizado com a interação dos alunos retirando as dúvidas.

#SAUDE 25/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF PROFESSOR GASPAR REALIZOU AÇÃO ALUSIVA AO MAIO AMARELO

SAÚDE | Na manhã desta quinta-feira (25), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Professor Gaspar realizou uma ação alusiva ao Maio Amarelo na Unidade Básica de Saúde.

A ação contou com o apoio da Guarda Municipal que abordou com a enfermeira Renata Berto sobre a Prevenção de Acidentes de Trânsito.

O momento contou com participação dos usuários na discussão do tema e foi finalizado com a distribuição de folderes educativos.

#SAUDE 24/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DELEGAÇÃO DE MONTE ALEGRE PARTICIPA DA 10ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE

SAÚDE | Durante os dias 23, 24 e 25 de maio, a delegação de Monte Alegre participa, no Centro de Convenções de Natal, da 10ª Conferência Estadual de Saúde.

O evento, que reúne comitivas de todo o Rio Grande do Norte, tem o objetivo de deliberar propostas estaduais, que serão apresentadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília, de 02 a 05 de julho.

Vale destacar a importância desse momento democrático para construção de políticas da saúde, envolvendo usuários, profissionais de saúde, gestores, instituições governamentais e não governamentais para melhorar o Sistema Único de Saúde.

#SAUDE 20/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE DE ENDEMIAS REALIZOU AÇÃO DE COMBATE A DENGUE

SAÚDE | A equipe de endemias do municipío realizou, na manhã deste sábado (20), uma ação de combate à dengue.

A comunidade contemplada foi o Novo Monte. "É uma área que temos dificuldade de encontrar casas abertas durante a semana, então hoje visitamos novamente", explicou o Coordenador de Endemias Canindé Dantas.

A ação tem como objetivo encontrar e eliminar focos de dengue, visando impedir a proliferação do mosquito transmissor.

#SAUDE 17/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MUTIRÃO DE PREVENÇÃO E COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI - RESIDENCIAL NOVO MONTE

MUTIRÃO DE PREVENÇÃO E COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI - RESIDENCIAL NOVO MONTE

Neste sábado (20), os agentes de combate as endemias irão realizar um mutirão no Residencial Novo Monte, com o intuito de identificar e eliminar criadouros e possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti.

O objetivo da ação é previnir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e conscientizar a população sobre a importância da participação de todos no combate as arboviroses.

Atenção moradores do Novo Monte!

Abram suas portas e recebam os agentes de combate às endemias! Vamos todos participar e ajudar a eliminar o mosquito.

A luta é de todos nós.

Previnir é nossa responsabilidade.

Monte Alegre no combate as arboviroses.

#SAUDE 09/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MONTE ALEGRE É COMTEMPLADA COM O SELO AMIGA DA VACINA

SAÚDE | Monte Alegre foi contemplada com Selo Amiga da Vacina, que reconhece o cumprimento da taxa de cobertura vacinal da poliomielite no público infantil.

A solenidade foi promovida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Natal.

"Nosso município sempre teve a saúde como prioridade. Realizamos campanhas de vacinação periodicamente, visando proteger os nossos munícipes", comentou o prefeito André Rodrigues.

A ação teve como objetivo reforçar, conscientizar, informar e estimular a sociedade e os municípios sobre a importância de atualizar as cadernetas de vacinação de crianças.

A solenidade de entrega contou com a participação de prefeitos, secretários municipais, promotores e procuradores de Justiça.

Além do prefeito André Rodrigues, estiveram presentes a Secretária de Saúde Emília Pinheiro e a coordenadora Francisca Azevedo.

#SAUDE 29/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS BAIRRO DAS FLORES REALIZOU ENCONTRO COM GRUPO DE GESTANTES

SAÚDE | Na manhã da última quinta-feira (27), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Bairro das Flores realizou seu encontro mensal com o Grupo de Gestantes na Unidade Básica de Saúde.

O momento contou com o apoio da nutricionista, Marina Lopes, da Equipe Multidisciplinar explanando sobre a importância e os benefícios para mãe e o bebê em manter hábitos alimentares saudáveis na gestação e no período da amamentação.

Na oportunidade, também foi enfatizado a importância do aleitamento materno exclusivo durante os seis (06) primeiros meses de vida da criança.

A fisioterapeuta Ana Paula Arruda foi convidada pela ESF para explicar a notabilidade da fisioterapia no pré-parto.

O encontro foi finalizado com uma café da manhã saudável e atendimento de pré-natal.

#SAUDE 28/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE SAÚDE BUCAL DA UBS PROFESSOR GASPAR CUMPRIU AGENDA DO PSE

SAÚDE | Na tarde da última quarta-feira (26), a Equipe de Saúde Bucal do Professor Gaspar cumpriu agenda do Programa Saúde na Escola (PSE), na Escola Municipal Aluísio Lamartine Paiva.

No momento, a cirurgiã dentista Dra. Gersyka Angélica falou sobre a importância da saúde bucal e orientou e tirou dúvidas dos alunos sobre o tema.

O encontro foi finalizado com aplicação tópica de flúor nos estudantes.

#SAUDE 28/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS BAIRRO DAS FLORES REALIZOU AÇÃO DE SAÚDE BUCAL NA UNIDADE

SAÚDE | Na tarde da terça-feira (25), a equipe de Saúde Bucal do Bairro das Flores realizou uma ação na Unidade Básica de Saúde.

No momento, a cirurgiã dentista Dra. Isadora Pontes falou sobre a importância da prevenção de infecções e agravos de algumas enfermidades, como

doenças autoimunes, diabetes e anemia, que podem piorar com a má higiene oral.

O encontro foi finalizado com atendimento odontológico para os usuários presentes.

#SAUDE 25/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE AMPLIA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 DA REFORÇO BIVALENTE

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação com a dose de reforço bivalente contra Covid-19 para toda a população acima de 18 anos.

A recomendação divulgada tem o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país.

A orientação vale para quem já recebeu pelo ao menos duas doses de vacina monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou. Pfizer) como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose.

Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, também pode procurar as unidades de saúde para atualização do esquema vacinal.

#SAUDE 19/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRADA A SAÚDE DAS MULHERES

SAÚDE | Representantes da Secretaria Municipal de Saúde participam do lançamento da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres do Rio Grande do Norte.

O evento aconteceu no Hotel Holiday Inn, em Natal, nesta quarta-feira (19). O público-alvo foram gestores e profissionais de saúde da atenção primária, da atenção especializada e da vigilância em saúde dos municípios potiguares.

A Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres visa a promoção de ações estratégicas de forma articulada para efetivar a atenção integral à saúde das mulheres potiguares.

Participaram a Secretária de Saúde Maria Emília Pinheiro e a coordenadora de saúde Francisca Azevedo.

#SAUDE 18/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS BAIRRO DAS FLORES REALIZOU AÇÃO EDUCATIVA NA UNIDADE

SAÚDE | Na manhã desta segunda-feira (17), a equipe de Estratégia de Saúde da Família do Bairro das Flores realizou uma ação educativa na Unidade Básica de Saúde.

A ocasião contou com o apoio dos agentes de endemias Paula Beatriz e Iranildo Tobias explanando sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti para erradicar/diminuir enfermidades como Dengue, Zika e Chikungunya.

O momento também foi oportuno para os Agentes Comunitários de Saúde explicar sobre o fluxo do processo de trabalho, bem como a importância do serviço prestado para comunidade.

O encontro foi finalizado com retirada de dúvidas dos usuários presentes.

#SAUDE 15/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS PROMOVEU NESTE SÁBADO (15) O DIA "D" DE VACINAÇÃO CONTRA VARIAS DOENÇAS

SAÚDE | Com o intuito de aumentar a cobertura vacinal da população, a Secretaria de Saúde realizou (SMS), promoveu neste sábado (15), o dia "D" de vacinação contra várias doenças.

A inciativa aconteceu durante todo o dia, em todas as Unidades Básicas de Saúde da Zona Rural e Zona Urbana.

Foram disponibilizados doses de imunizantes contra as doenças de Covid-19, Influenza e Febre Amarela para os grupos prioritários.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza continua. Procure a unidade de saúde mais próxima.

#SAUDE 13/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS REALIZOU ATEDIMENTO PARA OS PACIENTES DO PROGRAMA GLAUCOMA

SAÚDE | A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Glaucoma, realizou o atendimento para pacientens de tratamento oftalmológico na manhã desta quinta-feira (13). A realização dos exames aconteceu em uma Unidade Móvel ao lado do Salão Paroquial.

O atendimento foi voltado para o público priorizado que já estavam na fila de espera. Os agendamentos foram realizados na sede da Secretaria de Saúde.

Os pacientes receberam os primeiros atendimentos e a consulta com a médica oftalmologista, além da entrega gratuita de colírios para o tratamento de glaucoma.

#SAUDE 13/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA "D" DE MULTIVACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA E BIVALENTE DE COVID-19

No próximo sábado (15), será realizado o dia "D" de multivacinação com as vacinas Influenza (gripe) e Bivalente de covid-19.

No momento também será aplicada a vacina da Febre Amarela.

Se você faz parte de algum grupo prioritário, não deixe de se vacinar.

?? Vejam os grupos prioritários abaixo para a vacinação contra influenza:

- Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias;

- Idosos com 60 anos ou mais;

- Trabalhadores da saúde;

- Gestantes;

- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);

- Professores (rede pública e privada, apresentar comprovante de vínculo ativo);

- Povos indígenas;

- Pessoas com doenças crônicas não Transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e longo curso;

- Trabalhadores portuários;

- Profissionais das forças de segurança e salvamento;

- Profissionais das forças armadas;

- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

?? Documentos necessários:

- Documento de identificação com foto, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina;

- Comprovação por grupo com comorbidades (relatório, receita ou prescrição médica e etc.)

??Locais: Unidades de saúde da Zona Urbana e Zona Rural.

? Horários: 08h às 16h.

?? Vacinas salvam vidas!

#SAUDE 11/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE FARMÁCIA HOSPITALAR FUNCIONA 24 HORAS

SAÚDE | A Prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, possui uma Farmácia Hospitalar com funcionamento 24 horas dentro do Hospital e Maternidade Dr. Lavoisier Maia, cujo objetivo é garantir que os medicamentos sejam utilizados de forma segura e consciente, atendendo as demandas dos pacientes de forma racional.

O setor de Farmácia Hospitalar é responsável pela seleção, solicitação de compras, controle, distribuição e dispensação de medicamentos, conforme sua eficiência.

Atualmente, a Farmácia Hospitalar dispõe de mais de 300 itens, entre medicamentos, insumos farmacêuticos e material médico hospitalar, para atender com excelência diariamente os usuários na Unidade de Urgência e Emergência.

O fornecimento de medicamentos é dividido em três formas: Coletiva, Individualizada ou Unitária. Na forma coletiva os setores são reabastecidos diariamente conforme a necessidade, na individualizada o médico plantonista prescreve e a medicação é liberada na farmácia para a enfermagem fazer a administração, já na maneira unitária diariamente as medicações dos pacientes internos são separadas por horários conforme a prescrição médica e destinadas ao Posto de Enfermagem identificadas por usuários.

Vale destacar que os medicamentos são dispensados sempre pela prescrição médica, contendo o nome completo do paciente, bem como medicação, dosagem, local da administração e horário.

Além disso, dispomos na Sala de Estabilização de um carrinho de urgência com medicamentos selecionados e eficazes para atender um paciente grave com presteza, com o intuito de garantir a estabilização, recuperação e manutenção da sua saúde.

A Farmácia Hospitalar é responsável por garantir à saúde e segurança dos enfermos acima de tudo, sendo sinônimo de qualidade em atendimento aos pacientes hospitalizados ou em consultas de urgência. Visto que, o profissional farmacêutico está capacitado para prestar assistência farmacêutica e atuar junto com a equipe multidisciplinar do hospital com intuito de tratar e recuperar a saúde dos usuários.

#SAUDE 05/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS REALIZOU DIA DE "V" DE VACINAÇÃO

SAÚDE | Nesta terça-feira (04), a Secretaria Municipal de Saúde realizou o Dia V de Vacinação com a Vacina Bivalente contra COVID-19 para todos os grupos prioritários.

Foram disponibilizados pontos de vacinação na Zona Urbana e Zona Rural.

#SAUDE 01/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF FONTES CUMPRIU AGENFDA DO PSE NA ESCOLA JOÃO PINHEIRO

SAÚDE | Na manhã desta sexta-feira (31), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Fontes cumpriu agenda do Programa Saúde na Escola (PSE) na Unidade de Ensino João Gomes Pinheiro.

No momento, a cirurgiã dentista Dra. Edriene Nascimento explanou sobre a importância de manter hábitos de higiene bucal adequados, bem como realizou escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor nos estudantes.

A ação também contou com o apoio da Equipe Multidisciplinar, da Secretaria de Saúde, destacando a importância das práticas corporais para uma boa qualidade de vida.

Na ocasião, foi realizado uma atividade física. Além disso, foi efetuado a avaliação antropométrica dos alunos.

#SAUDE 30/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS REALIZOU NA CÂMARA DE VEREADORES APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DA AÇÕES DA SECRETARIA

SAÚDE | Na manhã desta quinta-feira (30), foi realizada, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a audiência pública para apresentação do relatório das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde no 3° quadrimestre de 2022.

A audiência cumpre o disposto na Lei Complementar Nº 141, de 13 de janeiro de 2012 - Capítulo IV - Da Transparência e Visibilidade da Gestão da Saúde, estabelecendo normas de fiscalização e controle das despesas de saúde do município.

A Secretária de Saúde Emília Pinheiro, apresentou o relatório com as ações da saúde, dos números de atendimentos de especialistas, dos serviços ofertados para a população e prestou contas de todos os investimentos da pasta.

"É um momento importante para a população, pois relatamos tudo o que foi feito pela pasta nesse período", disse a gestora da saúde.

O assessor contábil Francistony Valentim e o coordenador de sistemas de informação em saúde Kleber Freire apresentaram a parte técnica da prestação de contas, detalhando todo o processo de execução.

Também estiveram presentes na audiência o vice-prefeito Toinho Ananias, a Vice-Presidente da Câmara Lucineide Paiva, os vereadores Neto Ananias e Thalyta Rafael, parte do secretariado municipal e equipe técnica da saúde.

#SAUDE 29/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARTICIPAM DO CURSO TÉCNICO DOMPROGRAMA "SAÚDE COM AGENTE"

SAÚDE | Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município estão participando do curso técnico do programa "Saúde com Agente", desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a UFRGS e o CONASEMS.

Essa capacitação tem como objetivo proporcionar aos ACS's um aprimoramento em suas habilidades e conhecimentos na área da saúde, para que possam prestar um atendimento de qualidade e mais eficiente à população.

A participação dos nossos profissionais nessa capacitação é uma importante iniciativa da gestão municipal, que busca investir na formação de seus servidores para garantir uma assistência de saúde cada vez melhor e mais humanizada aos nossos munícipes.

#SAUDE 28/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF BAIRRO DAS FLORES REALIZAOU AÇÃO COM O GRUPO HIPERDIA NA UNIDADE DE SAÚDE

SAÚDE | Na tarde desta terça-feira (28), a equipe de Estratégia de Saúde da Família do Bairro das Flores realizou seu encontro mensal com o Grupo de Hiperdia na Unidade Básica de Saúde.

O momento contou com o apoio do coordenador, Ellen Sóstenes, da equipe multidisciplinar explanando sobre a importância de manter hábitos alimentares saudáveis e prática regular de atividade física para uma boa qualidade de vida.

O encontro foi finalizado com atendimento médico e renovação de receitas.

#SAUDE 27/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF BAIRRO DAS FLORES REALIZOU AÇÃO EDUCATIVA NA UNIDADE

SAÚDE | Na manhã desta segunda-feira (27), a equipe de Estratégia de Saúde da Família do Bairro das Flores realizou uma ação educativa na Unidade Básica de Saúde.

O momento contou com o apoio dos agentes de endemias Paula Beatriz e Iranildo Tobias falando sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti para erradicar/ diminuir enfermidades como Dengue, Zika e Chikungunya.

A ação também contou com a contribuição da educadora física Waleska Oliveira, da equipe multidisciplinar, explicando a importância de praticar regulamente atividade física e associar a hábitos alimentares saudáveis para uma boa qualidade de vida.

O encontro foi finalizado com retirada de dúvidas dos usuários e entrega de folders educativos.

#SAUDE 27/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS ALERTA SOBRE O PERIGO DE DENGUE NESSE PERIODO CHUVOSO

A Prefeitura Municipal de Monte Alegre, por meio da Secretaria de Saúde, alerta sobre o perigo da Dengue.

Temperaturas altas e períodos de chuvas aumentam o número de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças e que pode ser encontrado nas residências ou em locais com água parada.

?? Logo, se faz necessário conscientizar a população para não deixar água parada.

A prefeitura está fazendo a parte dela. Faça você também a sua! Combata os criadouros do mosquito e proteja a sua família de Dengue, Zika e Chikungunya.

Mais saúde, mais cidadania!

#SAUDE 24/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS ESPERANÇA REALIZOU AÇÃO COM O GRUPO HIPERDIA

SAÚDE | Na manhã desta quinta-feira (23), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Esperança realizou seu encontro semanal com o Grupo de Hiperdia. A ação aconteceu em frente à Unidade Básica de Saúde Esperança.

O momento contou com o apoio do coordenador Ellen Sóstenes, da equipe multidisciplinar, que realizou alongamento, alguns exercícios físicos em frente a UBS e em seguida saiu em caminhada com o grupo pelo bairro.

Vale destacar que os encontros acontecem todas as quinta-feiras às 7 horas da manhã e são abertos ao público.

#SAUDE 24/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS REALIZOU MAIS UM ENOCNTRO COM O GRUPO VIDA SAUDÁVEL EM LAGOA DO MATO

SAÚDE | Na tarde da quinta-feira (23), aconteceu no Polo de Academia de Saúde de Lagoa do Mato mais um encontro semanal do Grupo Vida Saudável.

O momento contou com o apoio do coordenador Ellen Sóstenes, da equipe multidisciplinar, realizando exercícios de força com o auxílio de colchonetes.

Vale destacar que os encontros acontecem todas as quintas-feiras às 15 horas e são abertos ao público.

#SAUDE 24/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS REALIZOU A 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

SAUDE | Na manhã desta sexta-feira (24), aconteceu no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a abertura da 8ª Conferência Municipal de Saúde.

Com o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia". Na oportunidade, foi reunido gestores, trabalhadores da saúde, representantes de movimentos sociais e usuários para discutir e elencar propostas que serão apresentadas na 10ª Conferência Estadual de Saúde.

As conferências representam um dos grandes momentos do Sistema Único de Saúde, por se constituírem como uma ferramenta democrática para construção da maior política pública do Brasil.

Na plenária final foram escolhidos 08 delegados que representarão o município de Monte Alegre, sendo 02 gestores, 02 trabalhadores de saúde e 04 usuários.

#SAUDE 23/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS REALIZARÁ PRESTAÇÃO DE CONTAS DO 3º QUADRIMESTRE 2022

A Secretaria Municipal de Saúde realizará, no dia 30, a Audiência Pública para apresentação do relatório do 3° quadrimestre de 2022 das ações realizadas pela pasta.

A audiência cumpre o disposto na Lei Complementar Nº 141, de 13 de janeiro de 2012 - Capítulo IV - Da Transparência e Visibilidade da Gestão da Saúde. O evento iniciará às 09h e vai acontecer no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

#SAUDE 22/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS BAIRRO DAS FLORES REALIZOU AÇÃO SOBRE Q QUALIDADE DE VIDA NA SALA DE ESPERA DA UNIDADE

SAÚDE | Na manhã desta terça-feira (22), a equipe de Estratégia de Saúde da Família do Bairro das Flores realizou uma ação referente a Qualidade de Vida na Unidade Básica de Saúde.

O momento contou com o apoio da nutricionista, Marina Lopes, que falou sobre a importância de manter hábitos alimentares adequados para prevenir algumas enfermidades e ter uma vida saudável.

Na oportunidade, o coordenador Ellen Sóstenes, também participou explicando a importância de praticar atividade física regularmente para uma boa qualidade de vida.

O encontro foi finalizado com atendimento médico para os usuários presentes.

#SAUDE 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA "SUS" 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Monte Alegre acontece nesta quinta-feira (24), no auditório do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

O tema é "Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã vai ser outro dia".

O evento tem como objetivo debater os problemas e as soluções para a saúde do município com a participação popular.

#SAUDE 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF BAIRRO DAS FLORES REALIZOU AÇÃO DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

SAÚDE | Na manhã desta segunda-feira (20), a equipe de Estratégia de Saúde da Família do Bairro das Flores realizou uma ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti na Unidade Básica de Saúde.

O momento contou com a participação dos Agentes de Combate as Endemias, Paula Beatriz e Iranildo Tobias, explanando sobre a importância de diminuir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Vale salientar que o inseto é responsável por várias enfermidades, dentre elas a Dengue.

O encontro foi finalizado com distribuição de fôlderes educativos e retirada de dúvidas dos usuários presentes.

#SAUDE 19/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NASCEU MAIS UM MONTEALEGRENSE DE PARTO NORMAL NO HOSPITAL LAVOISIER MAIA

SAÚDE | Na madrugada deste domingo (19), no Hospital e Maternidade Dr. Lavoisier Maia, às 1h10, nasceu mais um montealegrense de parto normal.

O recém-nascido Dom e sua genitora foram assistidos no momento do parto pelo médico Dr. Osmany Charadan, pela enfermeira Denise Dionísio e pelas técnicas de enfermagem Severina Xavier e Íris Lira.

O pequeno montealegrense é da comunidade do Fontes, na Zona Rural, e veio ao mundo pesando 3.290 kg e medindo 51 cm de estatura.

A mãe e o recém-nascido seguem bem e aos cuidados da equipe.

#SAUDE 17/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS REALIZOU VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARAELA EM TODAS AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

SAÚDE | Nesta sexta-feira (17), foi realizada a aplicação da vacinação contra a febre amarela. A aplicação da vacina aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

O imunizante é seguro e considerado a medida mais eficaz para evitar casos graves e mortes pela doença. Depois de imunizado, você está protegido por toda vida. A vacina contra a febre amarela é gratuita e é disponibilizada pelo SUS.

#SAUDE 15/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS REALIZOU REUNIÃO COM EQUIPE TÉCNICA DA CENTRAL DE VACINAS

SAÚDE | Na tarde desta terça-feira (14), na sede da Secretaria de Saúde de Monte Alegre, oconteceu uma reunião com a equipe técnica da Central de Vacinas e os técnicos de enfermagem dos Anexos de Saúde.

No momento, a equipe reciclou os técnicos de enfermagem quanto as atualizações do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) e reforçou a notabilidade de utilizá-lo.

Em pauta, destacou a importância da realização mensal da movimentação dos imunobiológicos e alimentação das salas de vacina.

O encontro teve o objetivo de corroborar as recomendações do Ministério da saúde quanto a transcendência de manter a alimentação do SIPNI em dia, garantindo assim informações fidedignas.

#SAUDE 15/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS II LAGOA DO MATO REALIZOU ENCONTRO MENSAL COM GRUPO DE GESTANTES

SAÚDE | Na manhã da terça-feira (14), as equipes de Estratégias de Saúde da Família Lagoa do Mato e Lagoa do Mato II realizaram seu encontro mensal com os Grupos de Gestantes na Unidade Básica de Saúde.

No momento, as enfermeiras Jacqueline Soares e Patrícia Freire explanaram sobre a importância do acompanhemento do Pré-natal, bem como reforçaram a notabilidade de seguir as recomendações e manter as vacinas em dia.

A ação contou também com o apoio da educadora física, Waleska Oliveira, da equipe multidisciplinar que realizou uma série de exercícios físicos voltados para gestantes.

O encontro foi finalizado com atendimento de Pré-natal pela médica e a enfermagem.

#SAUDE 14/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMAÇÃO DA SEMANA - VACINA COVID-19 E FEBRE AMARELA

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Vacina COVID-19 e Febre amarela

VACINA COVID-19 BIVALENTE

Grupos Prioritários:

?? Idosos com 60 anos ou mais;

?? Imunossuprimidos;

?? Gestantes e Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).

?? Lembrando que é preciso estar com no mínimo 04 meses após a última dose.

????? VACINA FEBRE AMARELA

?? População de 09 meses a 59 anos.

Segue o esquema:

?? Crianças com 09 meses: 01 dose;

?? Crianças com 04 anos: Dose de reforço;

?? Pessoas com 05 a 59 anos, não vacinados ou sem comprovação: 01 dose

?? Importante não estar apresentando nenhum sintoma gripal.

????Documentos necessários:

- CPF;

- Cartão do SUS;

- Cartão de vacina;

?? Ponto de vacinação:

??? Data: 16/03 - Quinta-feira

?? Local: Unidade de saúde Profº Gaspar (Próximo a Rua nova).

??? Data: 17/03 - Sexta-feira

??Unidade de saúde do Quirambu (Próximo a Lagoa do Quirambu).

? Horário: 9h às 15h

#SAUDE 14/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBSs QUIRAMBÚ E NOVO MONTE REALIZARAM AÇÃO NA SALA DE ESPERA

SAÚDE | Na manhã desta terça-feira (14), as equipes de Estratégias de Saúde da Família do Quirambú e Novo Monte realizaram uma ação na sala de espera da Unidade Básica de Saúde do Quirambú.

No momento, a técnica de enfermagem Aparecida Barbosa e a enfermeira Patrícia Gonçalves, explanaram sobre a importância dos usuários de 09 meses à 59 anos de idade a tomarem o imunizante Febre Amarela.

Na ocasião, foi enfatizado que a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

#SAUDE 09/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS REGISTRA 1.175 DOSES DA VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA APLICADA

No último sábado, a Secretaria de Saúde do município aplicou 1.175 doses da vacina contra febre amarela.

A ação colocou Monte Alegre entre as cidades com maior número de doses aplicadas no dia D na 1ª região de saúde.

É mais saúde, é mais cidadania!

#prefmontealegre

#saúde

#vacinacao

#SAUDE 09/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF BAIRRO DAS FLORES REALIZOU ENCONTRO COM O GRUPO DE SAÚDE MENTAL

SAÚDE | Na tarde desta terça-feira (07), a equipe de Estratégia de Saúde da Família do Bairro das Flores realizou o encontro mensal com o Grupo de Saúde Mental na Unidade Básica de Saúde.

No momento, a médica Dra. Letícia Bortoni explanou sobre a importância da prevenção e cuidados periódicos com à saúde mental.

O encontro foi finalizado com reflexão do "ACALME-SE" e atendimento médico.

#SAUDE 08/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF QUIRAMBÚ REALIZOU AÇÃO NA SALA DE ESPERA

SAÚDE | Na manhã desta terça-feira (07), a equipe de Estratégia de Saúde da Família do Quirambu realizou uma ação na sala de espera da Unidade Básica de Saúde.

No momento, a técnica de enfermagem Aparecida Barbosa, falou sobre a importância de tomar as vacinas de Febre Amarela e a de COVID-19 Bivalente, enfatizando a faixa etária para cada imunizante.

O imunizante contra febre amarela está disponível na faixa etária de 09 meses à 59 anos e de COVID-19 Bivalente está disponível para os idosos que possuem pelo menos 02 (duas) doses do imunizante monovalente.

As vacinas estão disponíveis em todas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

#SAUDE 08/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF LAGOA DO MATO REALIZOU AÇÃO NA SALA DE ESPERA

SAÚDE | Na manhã desta segunda-feira (06), a equipe de Estratégia de Saúde da Família de Lagoa do Mato realizou uma ação na sala de espera da Unidade Básica de Saúde.

No momento, a médica Dra. Israelyne Brito falou sobre a obesidade, seus malefícios para a saúde e destacou a importância da prevenção.

A ação contou também com o apoio da educadora física, Waleska Oliveira, da equipe multidisciplinar enfatizando a importância de manter bons hábitos alimentares saudáveis, bem como realizar atividade física regularmente para prevenir a obesidade.

#SAUDE 08/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF PROFESSOR GASPAR REALIZOU SEU ENCONTRO MESNAL COM O GRUPO DE PUERICULTURA

SAÚDE | Na manhã desta terça-feira (07), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Professor Gaspar realizou seu encontro mensal com o o Grupo de Puericultura na Unidade Básica de Saúde.

No momento, a enfermeira Renata Berto falou com as mães sobre a importância de manter a caderneta de vacinação do menor atualizada, destacando que os imunizantes previnem diversas doenças.

A ação contou com o apoio do educador físico Jussier Targino e da nutricionista Marina Lopes, ambos da equipe multidisciplinar, que enfatizaram que além de manter a caderneta de vacinação em dia, é importante manter hábitos alimentares saudáveis para um crescimento adequado das crianças.

O encontro foi finalizado com atendimento de Puericultura para todas as crianças presentes.

#SAUDE 02/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF ESPERANÇA REALIZA AÇÃO NA UNIDADE

SAÚDE | Na manhã desta quarta-feira (01), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Esperança realizou uma ação na Unidade Básica de Saúde.

Na ação, a enfermeira Camila Chagas explanou para as mulheres a importância de realizar o exame citopatológico do colo do útero. A profissional ainda destacou que o preventivo ajuda no diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, bem como no tratamento.

O momento também foi oportuno para demonstrar o passo a passo da coleta, conscientizar e estimular as mulheres para realizarem o exame anualmente.

#SAUDE 23/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESF BAIRRO DAS FLORES REALIZA ENCONTRO MENSAL COM GRUPO DE GESTANTES

SAÚDE | Na manhã desta quinta-feira (23), a equipe de Estratégia de Saúde da Família do Bairro das Flores realizou seu encontro mensal com o Grupo de Gestantes na Unidade Básica de Saúde.

O momento contou com o apoio da coordenadora, Priscila Doudement, do Programa Previne Brasil, que explicou sobre a importância de manter uma alimentação saudável durante a gestação, bem como a notabilidade do aleitamento materno exclusivo durante os 06 (seis) primeiros meses de vida.

Na oportunidade, também foi orientado o passo a passo da introdução alimentar.

Na ação, a educadora física, Waleska Oliveira, da equipe multidisciplinar explicou a importância da atividade física no período gestacional, destacando a transcendência de realizar exercícios para o fortalecimento do assoalho pélvico com o intuito de prevenir incontinência urinária.

A reunião foi finalizada com a cirurgiã dentista Dra. Isabela Pontes enaltecendo a importância de manter hábitos adequados de higiene bucal no período gestacional.

#SAUDE 23/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR REALIZOU MAIS UM ENCONTRO COM O GRUPO VIDA SAUDÁVEL

SAÚDE | Na tarde desta quinta-feira (23), a Equipe Multidisciplinar da Secretaria de Saúde realizou o encontro semanal com o Grupo Vida Saudável, no Polo da Academia de Saúde de Lagoa do Mato.

No momento, o coordenador Ellen Sóstenes e os educadores físicos Jussier Targino e Waleska Oliveira da Equipe Multidisciplinar realizaram exercícios rítmicos com as usuárias presentes.

Vale destacar que os encontros acontecem todas as quintas-feiras, às 15h horas e é aberto ao público.

#SAUDE 30/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA PREVINE BRASIL Monte Alegre subiu na classificação estadual!
#SAUDE 27/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE REALIZA ENCONTRO MENSAL COM O GRUPO DE MULHERES GESTANTES A ação contou com o apoio da nutricionista, Priscila Doudement e da equipe multidisciplinar.
#SAUDE 26/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE REALIZA AÇÃO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL Foram mencionado aspectos cotidianos que prejudicam à saúde mental, elencando dados que confirmam os danos causados pelo adoecimento psíquico-emocional.
#SAUDE 26/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TARDE DE FORRÓ: ALEGRIA E BEM-ESTAR PARA A TERCEIRA IDADE Além da programação cultural, a ação conta com o apoio de psicólogos e assistentes sociais que fazem acompanhamento com os idosos.
#SAUDE 24/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE REALIZA AÇÃO ALUSIVA À CAMPANHA JANEIRO ROXO Equipe de Estratégia de Saúde da Família do Bairro da Esperança realizou uma ação alusiva ao Janeiro Roxo na Unidade Básica de Saúde.
#SAUDE 20/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE OPERAÇÃO VERÃO: PREFEITURA REALIZA AÇÃO DE VACINAÇÃO NO MUNICÍPIO Na operação verão desta quinta-feira (19), foram aplicadas as vacinas contra Covid-19.
#SAUDE 20/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA REALIZA AÇÃO NA UBS DO SOBRADO A ação teve O objetivo de falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da Hanseníase, e também dos sinais, sintomas e tratamento da doença.
#SAUDE 17/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE REALIZA ENCONTRO COM O GRUPO DE HIPERDIA O encontro abordou a importância de manter hábitos alimentares saudáveis e à prática de atividade física regular.
#SAUDE 16/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS REALIZA AÇÃO DE PREVENÇÃO AS ARBOVIROSES A ação foi realizada na UBS do Bairro das Flores
www.montealegre.rn.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 21:01:13