Monte Alegre participa do Seminário para Implantação da Busca Ativa Escolar o Rio Grande do Norte

Monte Alegre muito bem representada, no Seminário para Implantação da Busca Ativa Escolar no RN, que acontece no Centro de Convenções de Natal – Via Costeira, pelos Secretários Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, respectivamente, Eduardo Lincoln Neves, Alexandre Soares Gomes e Maria Emília Pinheiro.
Mesa 1, abordando o tema: A Busca Ativa e as suas Interlocuções, tendo como Mediador, nosso Secretário de Educação, Alexandre Soares Gomes e também Vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/RN.
Mesa 2, com tema: A Busca Ativa Escolar e as intersetorialidades para além do Plano Estadual de Educação, tendo como Mediadora, a Secretária de Estado da Educação e da Cultura – SEEC/RN, Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa.
Busca Ativa Escolar
 
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest