Membros do CAE participam de encontro técnico para conselheiros de alimentação escolar

 

Nesta terça-feira (04), acontece no Auditório do do Curso de Enfermagem, na UFRN, a Formação para Conselheiros, do Conselho de Alimentação Escolar – CAE, promovido CECANE UFRN e TCU.

Participaram do evento a Vice-presidente do CAE de Monte Alegre, Daisy Carvalho, juntamente com a Nutricionista, Walesca Mayara, o Contador, Arionaldo Miranda, os membros do CAE, Etiene Ananias, Surcrislane Lopes, Sueli Ramos.

O encontro teve como objetivo principal orientar os conselheirosdo CAE, quanto ao exercício da função de fiscalização e acompanhamento da aplicação dos recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, destacando os principais pontos de atenção/problemas mais comuns e como endereçá-los.

A primeira palestra foi explanada as diretrizes da Alimentação Escolar, objetivos, usuários, participantes do PNAE, processos de aquisição de alimentos, formas de gestão e controle social e as atribuições e atuação do CAE foi ministrada por Sankya Saraiva, Nutricionista do CECANE UFRN.

Dando continuidade ao encontro, na parte da tarde houve a segunda Palestra foi apresentado a Cartilha para os conselheiros do PNAE, exposição documental, execução dos recursos financeiros do PNAE e prestação de contas do PNAE (SIGECON e Relatórios de gestão), abordado por Joana Barbosa, Contadora e Cléber da Silva Menezes, Auditor do Tribunal de Contas da União – TCU.

É contribuindo para a formação do conselheiro, que é ator fundamental para execução com eficiência do PNAE, que o CECANE UFRN e TCU, reconhece que mais um passo é dado rumo à garantia da alimentação escolar de qualidade para todos!

Sobre o PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE -, é uma das importantes estratégias implementadas para se assegurar não somente o direito à alimentação, mas, sobretudo o direito à educação. Afinal, quem se alimenta bem, aprende melhor.

Este programa tem como missão, contribuir para a melhoria da educação por meio de ações educativas de alimentação e nutrição e da oferta de alimentação saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest