Encontro de profissionais da saúde discute casos de sarampo no estado

Nos dias 04 e 05 de setembro, a coordenação da vigilância em saúde do município realizou um encontro com enfermeiras, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, para atualização sobre novos casos de sarampo no Brasil e no Rio Grande do Norte.

De acordo com o último boletim epidemiológica, o Ministério da saúde divulgou apenas um caso de sarampo confirmado no estado, mas no dia 28 de agosto a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), divulgou que já são quatro casos confirmados.

O sarampo é uma doença infecciosa grave causada por vírus, mas é pode ser prevenida pelas vacinas Dupla viral – que protege contra sarampo e rubéola, Tríplice viral – protege contra sarampo, caxumba e rubéola e a Tetra viral ou Tríplice + varicela – que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela. As vacinas estão disponíveis na rotina das unidades de saúde para as crianças de 06 a 11 meses de idade “dose zero”, (D1) aos 12 meses de idade (1*dose), e aos 15 meses de idade (2*dose) Tetra viral ou tríplice + varicela, respeitando – se o intervalo de 30 dias entre as doses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest