Conselheiros Tutelares eleitos passam por capacitação do CMDCA

Prefeitura de Monte Alegre, por meio do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou na manhã desta quinta-feira (19), a capacitação dos cinco conselheiros tutelares eleitos no último pleito realizado no mês de outubro. A ação aconteceu na Sala dos Conselhos, sede do CMDCA.

Secretário Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, realizou a abertura da reunião. O encontro contou com a participação da Promotora de Justiça Dra. Leila Regina de B. A. Cartaxo, que se apresentou oficialmente aos novos conselheiros e falou sobre “O papel do Conselho Tutelar sob o aspecto da Doutrina da Proteção Integral: Características e Atribuições”.

Em continuidade, a Secretária Municipal de Administração, Cláudia Paiva de Araújo Leão, falou, de maneira muito clara, sobre a Abordagem acerca da inserção ao serviço público e sua legalidade relacionadas às suas funções legais, suas atribuições.

Assistente Social e Presidente do CMDCA, Maria da Penha de Azevedo, abordou o tema “Conhecendo o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a importância das Políticas Públicas de forma intersetorial: Desafios cotidianos”.

De acordo com a presidente do CMDCA, Penha de Azevedo, a capacitação tem como objetivo apresentar e estreitar os vínculos dos conselheiros com toda a rede de proteção à criança e ao adolescente.

“A comunicação entre a rede deve acontecer com o menor ruído possível. Por isso, o CMDCA tem uma agenda de formação continuada para que o trabalho de todos, e principalmente do Conselho Tutelar, alcance cada vez mais excelência no município”, destaca.

Para finalizar, houve a Apresentação das Comissões Técnicas e suas atribuições, com enfoque na Comissão de Garantia de Direitos e Apoio ao Conselho Tutelar, pela segunda secretária do CMDCA Maria das Dores Laurentino Rodrigues.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest